sábado, 24 de março de 2012

Obesidade faz mal ao cérebro

23/03/2012

Aqueles que chegam à meia-idade acima do peso não estão pondo apenas a saúde do seu coração em risco: eles também têm mais probabilidade de experimentar o declínio cognitivo, constatou um estudo sul-coreano. O resultado leva a concluir que a prevenção da obesidade pode ser tão importante para impedir o declínio cognitivo e a demência quanto para evitar doenças cardíacas. O trabalho foi publicado na revista “Age and Ageing”.
A pesquisa da Universidade Nacional da Coréia do Sul foi realizada de 2005 a 2009 e teve duração de cinco anos. Ao longo do trabalho, o índice de massa corporal e as cinturas dos voluntários foram medidos anualmente. Eles também responderam a um teste simples, com 30 questões, para avaliar seu estado mental. Dentre os 250 pessoas participantes, com idades entre 60 e 70 anos, aqueles com excesso de gordura corporal tiveram pior desempenho no exame, que focava nas funções aritmética, de memória e de orientação.
Os autores salientaram que não sabem se as pessoas que participaram do estudo desenvolveram demência após seu término, mas lembram que trabalhos anteriores mostraram que fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão arterial e colesterol altos, também eram fatores de risco para demência.
— Nossas descobertas têm importantes implicações para a saúde pública. A prevenção da obesidade, particularmente, a da obesidade central (em que a gordura se acumula na linha da cintura), poderia ser importante para evitar o declínio cognitivo ou da demência — diz Dae Hyun Yoon, o principal autor do estudo.

http://www.mknews.com.br/interna.php?id_materia=10656

Nenhum comentário:

Postar um comentário